Quando a taxa de juros de financiamento se torna abusiva?

Posted on Postado em Financiamento

A taxa de juros de financiamento abusiva está presente em qualquer contrato ou nicho de mercado. É fundamental entender que são consideradas ilegais e podem acontecer quando superam a média de mercado praticada.

A princípio, no momento de assinar o contrato, as condições foram propostas e, mesmo sem saber, o cliente aceitou. É válido citar que não existe um valor padronizado sobre comparação e esse fato pode dificultar o processo.

Entender a taxa de juros de financiamento abusiva, passa pelo fato de os bancos oferecem taxas diferentes entre os produtos. Dessa forma, o principal é prestar atenção nos detalhes e o texto mostrará como fazer isso.

 

 

 

Como identificar se a taxa de juros de financiamento abusiva é abusiva

Aceitar a taxa de juros com passividade não é um caminho interessante e o recomendado é agir corretamente. Sendo assim, a forma mais adequada de conferir é simples e basta procurar um profissional especializado nisso.

A ideia é buscar uma revisão contratual e ter condição de negociar, podendo dar entrada nesse processo. Logo, essa atitude possibilita ser ressarcido e o valor abusivo é retirado, fazendo com que as próximas parcelas não os tenham mais.

Entender a forma correta de identificar as taxas de juros e as cobranças exigidas em contrato, auxilia a preservar a saúde financeira. Saber que a taxa é abusiva, em via de regra, é o início para conseguir um empréstimo de uma forma justa.

 

Quais ferramentas permitem identificar a taxa de juros de financiamento abusiva?

O consumidor, em resumo, tem duas ferramentas principais para usar e conhecer as taxas abusivas.

Se trata, do Bacen e Código de Defesa do Consumidor, salientando que a busca por um profissional é o mais indicado.

Por meio de uma análise cheia de critérios, é possível identificar e combater a prática desses juros abusivos. O objetivo é oferecer o equilíbrio financeiro e engloba dois agentes essenciais para a negociação: cliente e banco.

O desconhecimento dos direitos é perigoso e a taxa de juros de financiamento abusiva não é percebida. Bem como, existe apenas um caminho e é referente a passar informações detalhadas, melhorando a vida de todos.

Desde já, é preciso atentar-se a esse fato e o principal: não aceite pagar mais, porque é direito não ter juros abusivos.

Em suma, a contratação de um profissional é indicada e facilita vida, porque resolve o problema rapidamente.

 

Revisão contratual: O caminho mais assertivo

A Revisão Contratual é fácil de ser entendida e pode chegar, quando os juros são abusivos, em economia de até 50%. Da mesma forma, imagine uma parcela, com juros acima de média, de R$ 100,00 e você pode baixá-la para R$ 500,00.

A devolução se dá abatendo o valor das parcelas e pode, em alguns casos, até mesmo estornar o dinheiro para si. Saiba que é possível entrar com uma ação e ter condição de não pagar juros acima do que o mercado oferece.

A taxa de juros de financiamento abusiva, se dá por falta de informação e hoje deu para aprender como identificar. Do mesmo modo, essa é a hora mais acertada para não pagar valores elevados e, sim, que estejam dentro da média.