O seu carro foi leiloado e ainda sobraram as dívidas?

O seu carro foi leiloado, mas ainda recebe cobranças do banco financiador?

De acordo com a lei da Alienação Fiduciária o banco é obrigado a encaminhar o carro para ser leiloado caso haja o atraso de 3 parcelas no pagamento, esse atraso acarretará o pedido de busca e apreensão. Normalmente o custo da venda fica entre 50% a 70% do valor da tabela FIPE.

O carro foi apreendido e será leiloado, mas as dívidas como ficam?

Muitas vezes quando o carro é leiloado o banco financiador pode cobrar as dívidas do dono. Pois geralmente a venda no leilão não é o suficiente para quitar os débitos que havia no veículo.

 

Como ocorre a notificação do leilão? 

O proprietário do veículo pode ter no máximo o atraso de três parcelas para não ter o risco de ocorrer a busca e apreensão e o carro ser leiloado. A justiça irá enviar uma notificação extrajudicial do débito, caso ainda permaneça em aberto, pode ocorrer o risco do veículo ser apreendido.

Ao ser apreendido será enviado diretamente para ser vendido no leilão, e assim ser quitado o débito com a venda.

 

O que acontece com o dinheiro arrecadado no leilão?

 O dinheiro arrecadado com o carro leiloado é destinado para a quitação da dívida do veículo, como as parcelas em atraso, guinchos e multas se houver.

Sendo que 5% do que foi arrecadado vai para o leiloeiro, diante disso, o novo proprietário poderá pagá-lo em até cinco dias úteis.

 

Como fica a dívida do antigo dono?

Após o leilão do veículo, é necessário pagar os honorários advocatícios e os custos judiciais e o que sobrar é para abater o saldo devedor do veículo. Deste modo, o valor restante não é suficiente para quitar o financiamento e com isso ainda resta débitos a serem pagos.

Sendo assim, o débito a ser pago é de quem teve o carro leiloado e não daquele que comprou o veículo, pois ele não tem nada a ver com a dívida do dono anterior.

 

 Confira algumas formas de leilão

 

O carro pode ser leiloado de quatro maneiras diferentes, sendo elas:

 

– Leilões de Bancos e Financeiras: Automóveis que foram financiados, mas o comprador não conseguiu pagar as parcelas e opta pela devolução do carro para o banco. Sendo assim, é colocado no leilão para poder quitar a dívida, sendo chamado de “devolução amigável”.

– Leilões Judiciais: Quando a justiça coloca o carro para ser leiloado, por conta de uma dívida em aberto, como exemplo, o IPVA.

– Leilões de Empresas: O carro é usado por uma instituição e então é substituído por um novo. Desta maneira, a empresa coloca o carro mais antigo para ser leiloado.

– Leilões de Seguradoras: Essa modalidade é para os veículos que sofrem por danos e são leiloados para quitar as dívidas que a seguradora pagou pelo conserto realizado.

 

Se você teve o carro leiloado e continua devendo para o banco, existem casos que essa cobrança se dá como indefinida, isto é, é necessário procurar uma assessoria especializada.

Para mais informações entre em contato com a Life pelo WhatsApp, através do número 11 94023-8725.

Ou ligue gratuitamente para o número 0800 608 1040 e fale com um de nossos consultores. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 17h.

0800 608 1040