Como consultar se o veículo está com busca e apreensão

Como consultar se o veículo está com busca e apreensão?

Posted on Postado em Blog, Busca e Apreensão, Financiamento

Realizar o sonho do carro próprio é a meta de muitos brasileiros. Porém, como a grande maioria faz isso por meio de financiamento, saber consultar se o veículo está com busca e apreensão é importante.

O financiamento geralmente vem junto com uma alienação do patrimônio. Assim, em caso de dívida, ele pode ser tomado para quitá-la. No entanto, não existe esse problema caso se pague as parcelas corretamente.

Continue lendo este artigo e entenda de uma vez por todas tudo sobre busca e apreensão.

 

O que significa busca e apreensão de veículos?

Quando financiamos um veículo em uma instituição financeira, o mesmo fica alienado a ela. Dessa forma, mesmo que o seu nome conste no documento, ele pertence à instituição onde o financiamento foi feito.

Assim, caso ocorra algum problema no pagamento das parcelas, a instituição financeira irá tentar reaver o patrimônio.

A forma usual de fazer esse processo é por meio da busca e apreensão do veículo. No entanto, isso só acontece quando há atraso no pagamento, sendo o recolhimento do patrimônio em decorrência de quitação da dívida.

 

Contratos de alienação fiduciários

A Leis da alienação fiduciária prevê que, no ato do financiamento, o credor pode liberar um empréstimo, tendo como garantia o próprio bem para o qual o dinheiro foi requisitado.

Assim, o indivíduo que obtiver seu veículo por este meio, deverá honrar com os pagamentos. Após o atraso de parcelas, o banco pode entrar com a busca e apreensão.

Se for provado a alienação fiduciária do bem além de inadimplência, ocorrerá o processo de busca e apreensão. 

Após ocorrer a busca e apreensão do veículo, ele será vendido a terceiros. Assim, o valor conseguido pela venda será usado para quitar ou abater as dívidas de quem fez o financiamento. Caso o valor seja insuficiente para quitar a dívida, o devedor deverá arcar com o valor que faltar.

 

Consulta no site do Tribunal de Justiça para ver se o veículo está com busca

Para saber se o carro está em processo de busca e apreensão, basta consultar o Tribunal de Justiça do estado onde o contrato foi feito. Lá constarão todas as informações pertinentes ao caso.

No entanto, alguns tribunais não possuem sistema eletrônico, sendo necessário a verificação manual. Essa forma de verificação pode demorar bastante, podendo ocorrer até mesmo erros na procura.

Além disso, temos o problema do trâmite em segredo do processo. Assim, mesmo que o processo exista, ele não aparecerá nas buscas no sistema. Você pode entrar em contato com a Life para agir rapidamente, podendo evitar dores de cabeça.

Caso apareça que existe busca e apreensão para o veículo, não restam dúvidas quanto ao fato, e a Life também pode te auxiliar neste momento.. No entanto, como visto, se não aparecer nada, ainda pode haver o processo em andamento.

 

Ameaças recorrentes de escritórios de cobranças pode indicar que o veículo está com busca

Quando atrasamos algumas parcelas do financiamento, ocorrem ligações de escritórios de cobrança. É comum, por exemplo, ocorrerem ameaças de busca e apreensão de veículos por parte da empresa.

Porém, quando há uma intensificação dessas ligações, devemos ficar atentos. É um forte indício de que o processo de busca e apreensão está ocorrendo.

Dessa forma, consultar se o veículos está em busca e apreensão é importante para ficar mais tranquilo.