6 Sinais que mostram que está na hora de realizar a Revisão Contratual do financiamento do seu veículo

Posted on Postado em Sem categoria

 

A Revisão Contratual do financiamento é um recurso, de cunho jurídico, que oferta ao cidadão uma grande vantagem. Se trata do fato de oferecer a chance de contestar a maneira, pela qual, esse modelo de compra é conduzido.

A princípio, esse fato é frequente e inerente a situações em que há discordâncias em relação aos valores, taxas e demais ações. A justificativa, é ligada a probabilidade de existir arbitrariedades em alguns momentos específicos.

Se você tem o sonho de adquirir um veículo e está pensando em financiá-lo, saiba que a Revisão Contratual do financiamento é uma boa opção. Dessa forma, confira melhor a seguir quais são os 6 sinais que mostram esse fato.

 

Afinal, quais são os 6 sinais sobre a necessidade de fazer a Revisão Contratual do financiamento?

Os 6 sinais sobre a necessidade de pedir a Revisão Contratual do financiamento são simples de serem percebidos. Enfim, é chegada a hora de entender do que se trata e abaixo veja como não é complicado.

 

1.    Amortização negativa

Essa situação acontece da seguinte forma: o comprador paga as parcelas e descobre que a dívida final só aumenta. Da mesma forma, esse fato demonstra que a Revisão Contratual do financiamento pode ser pedida.

Se o comprador perceber essa anormalidade, a dica é conversar com o banco ou a instituição financeira sobre essa condição. Definitivamente, esse fato é muito comum e indica que a revisão é a melhor opção.

 

2.    Comissão de permanência

A inadimplência pode acontecer e os bancos sabem disso, portanto, criam o pagamento da comissão de permanência. Da mesma forma, é estipulado a taxa que incide sobre o valor da parcela em que comprador não paga ou atrasa.

O que configura a irregularidade é o fato de o percentual dessa taxa, sendo preciso respeitar o que está em contrato. Caso seja algo fora do praticado, peça a revisão e consiga um valor final dentro da normalidade.

 

 

3.    Juros abusivos: Certeza de existir a necessidade de fazer a Revisão Contratual do financiamento

A taxa de juros é inerente ao financiamento, porém, o período pode ser longo e deixar o veículo com um valor final alto. Por outro lado, é válido observar o nível dessa taxa e atentar-se ao que a concorrência está praticando no mercado.

Por exemplo: um veículo tem o preço, na tabela Fipe, de R$ 35.000,00 e o financiamento apresenta o valor final de R$ 67.000,00. Logo, a chance de os juros serem abusivos é grande e por isso que pedir a revisão é interessante.

 

4.    Parcelas abusivas em créditos consignados

Essa modalidade é muito usada por pessoas que o empregador tenha convênio com os bancos e também pelos aposentados. Assim também, a parcela é totalmente descontada em folha e a ideia é diminuir bastante a inadimplência.

Para pedir a Revisão Contratual do financiamento, é preciso que o desconto da parcela não ultrapasse os 30% previstos no contrato. Se ultrapassar, converse com o banco ou a instituição financeira, sobre o desconto.

 

5.    Taxas administrativas

À primeira vista, essas taxas passam desapercebidas e podem ser elevadas, deixando a operação cara. Vale lembrar que algumas taxas são necessárias, porém é preciso pedir que o banco ou financeira explique cada uma.

 

6.    Vendas casadas: O motivo final para pedir a Revisão Contratual do financiamento

Essa prática é comum e totalmente ilegal, acontecendo na contratação do financiamento e outros serviços são oferecidos. Por exemplo: seguros (quando não claros) e títulos de capitação (de todas as origens possíveis).

Se acontecer com você, lembre-se de pedir imediatamente a Revisão Contratual do financiamento e justifique que não foi bem explicado. Do mesmo modo, é possível cancelar e ter uma condição muito mais justa para si.